O Programa

O Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná foi criado através da portaria nº 6 do Conselho Universitário, em 15 de abril de 1985, resultando da divisão do antigo Departamento de Ciências Fisiológicas. Passada uma década, em 1995, contava com apenas cinco Professores Doutores. Atualmente, é composto de 16 professores, dos quais 15 são portadores do título de Doutor, oito são Pós-doutores e oito são bolsistas de produtividade do CNPq. Estes professores ofertam disciplinas para cursos de graduação em Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Biologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e Biomedicina, além das disciplinas para os cursos de pós-graduação, em nível Mestrado e Doutorado.

Os professores do Departamento de Farmacologia aumentaram significativamente sua publicação científica em revistas indexadas a partir de 1995. Esta progressão foi em parte resultante da criação do Curso de Especialização em Farmacologia, nesse mesmo ano. A Especialização foi criada com objetivo de atualizar conhecimentos na área, oportunizar a prática de laboratório e formar recursos humanos qualificados. Entretanto, mesmo com a oferta anual deste curso latu sensu, o Departamento sentiu necessidade de aprofundar-se no ensino de Pós-Graduação stricto sensu, criando o curso de Mestrado em Farmacologia no ano 2000, seguido pelo curso de Doutorado em 2005.

A criação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia pautou-se em dois objetivos principais: formar recursos humanos qualificados na área de Farmacologia e fortalecer as linhas de pesquisa já desenvolvidas no Departamento. Desta forma, as áreas de competência do programa foram estabelecidas como: (a) Inflamação, dor e febre; (b) Neurociências; (c) Produtos naturais; e (d) Toxicologia.

Do quadro atual de alunos pertencentes às referidas áreas de pesquisa, a maioria é bolsista de agências de fomento, incluindo CAPES e Fundação Araucária. Estes alunos e seus orientadores estão envolvidos no desenvolvimento de projetos de pesquisa de qualidade, garantindo desta forma, a publicação dos resultados obtidos em revistas de circulação internacional. Adicionalmente, o programa preocupa-se com o tempo médio de titulação dos discentes, havendo um esforço conjunto de alunos e professores na busca de um trabalho de qualidade em tempo não superior a dois anos para o mestrado e quatro para o doutorado.

Os índices de produtividade do Programa evidenciam que os esforços têm produzido resultados significativos, pois só no ano de 2009 foram defendidas 14 dissertações de Mestrado e seis teses de Doutorado, além da publicação de 36 artigos em periódicos científicos de impacto. Ainda, os professores têm aderido com sucesso a programas da CAPES, como PRODOC, PROCAD, Professor Visitante e de cooperações internacionais, propiciando oportunidades de integração com outras instituições de pesquisa a nossos atuais e ex-alunos. Tais programas têm sido importantes para consolidar os objetivos da PG-Farmacologia, de aumentar a qualidade de formação de recursos humanos nas linhas de pesquisa do Programa.

História do projeto

Nessa seção você pode descrever a história do seu projeto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar os marcos e as pessoas importantes que dele participam.

Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.